Uma das principais atrações turísticas do Estado de Santa Catarina é a cidade de Laguna. Fundada no ano de 1676, além dos casarões coloniais, do Centro Histórico e de suas lindas praias, foi em Laguna que nasceu uma das figuras mais importantes da História brasileira: Anita Garibaldi.

Entre as suas diversas praias, destacam-se a do Mar Grosso, a Praia do Gi e o Farol de Santa Marta. A última, fica localizada na Prainha do Farol e foi construída por franceses em 1891, sendo considerado o maior farol das Américas, ficando em terceiro lugar mundialmente em alcance. Quanto à prática do surfe e da pesca, a praia dos

Molhes é um dos locais favoritos de quem têm essas práticas, além de suas águas apresentarem a temperatura mais amena por conta da corrente marítima do Atlântico Sul. Pensando nisso, listamos abaixo algumas características de belas praias encontradas na cidade de Laguna. Acompanhe!

 

Farol de Santa Marta / Prainha

 

Abriga a principal vila de pescadores da região, contando com ondas fortes e sendo boa à prática do surfe. Além disso, possui restaurantes, bares e comércios nas suas proximidades, recebendo um número expressivo de turistas durante a alta temporada. A Prainha é conhecida também como a Praia do Farol, por conta do Farol de Santa Marta.

 

Praia do Gi

 

Com suas águas transparentes, contando ainda com algumas dunas, é um bom pedido para quem gosta do surfe e da pesca. A Praia do Gi exibe a Pedra do Frade, que conta com cerca de 9 metros de altura e 5 metros de diâmetro, tendo o mistério da sua formação por não se saber se as civilizações antigas a talharam ou se foi a natureza. Fica localizada a 8 km do Centro Histórico de Laguna, tendo 6 km de extensão e terminando em um pequeno morro de rochas.

 

Praia da Cigana

Para quem busca momentos de lazer e de tranquilidade, a Praia da Cigana é uma ótima opção. Na maior parte do tempo, é frequentada por surfistas e pescadores, recebendo um bom número de turistas. Composta por uma areia dourada e fofa, a praia é propícia para o banho e à prática de esportes náuticos como o surf.

 

Praia do Mar Grosso

Uma das praias mais conhecidas e frequentadas pelos turistas, a Praia do Mar Grosso conta com diversos hotéis, pousadas, bares e restaurantes. É nela que ficam os Molhes da Barra, podendo observar ainda a pesca da tainha com a participação dos botos. Contando com uma larga faixa de areia, a Praia do Mar Grosso é propícia para banhos de sol e mar, além de atividades na areia como futebol, vôlei, caminhadas, entre outros.

 

Praia de Gravatá

Para chegar a essa praia, será necessário passar com balsa ou bote por um trecho de mar para continuar o trajeto por uma das trilhas, como a com saída da Praia da Teresa e a Trilha dos Butiazeiros. O local possui uma beleza espetacular, contando com areia dourada, mar azul, poucas ondas e águas cristalinas, além da presença dos botos.

Praia do Iró

Entre o Mar Grosso e a Praia do Gi está localizada a Praia do Iró. Frequentada principalmente por pescadores, além das belezas naturais, destacam-se as lindas pedras avermelhadas junto ao mar presentes nessa praia. É essa rara estrutura de granito cor de rosa que chama a atenção e torna o local ainda mais bonito.
Há ainda outras belas praias na cidade de Laguna para você conhecer, como a Praia da Galheta, a Praia da Teresa, Praia do Manelome, Praia do Tamborete, Praia do Sol e a Praia de Itapirubá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento via WhatsApp
Enviar via WhatsApp